Haircare na pandemia: tudo o que você precisa saber

Haircare na pandemia?

Para muita gente, a quarentena marcou o começo de uma nova era: a da rotina de cuidados com a pele. E isso aconteceu não só por ganharmos um tempinho a mais para nos cuidar, mas também pelos efeitos da ansiedade e do estresse (oi, espinhas!). Mas por que o mesmo não se aplica ao haircare?

Enquanto o cleansing oil e os hidratantes ganharam força, nossas madeixas foram deixadas de lado. Apesar de conseguir segurar aquele retoque de cor, seus fios podem estar gritando por um help.

A seguir, vamos contar quais sinais devem ligar o alerta vermelho por aí e como lidar com essa nova realidade. Acompanhe!

Como reconhecer um cabelo de pandemia?

Com os nervos à flor da pele, nosso corpo reage liberando cortisol, o famoso “hormônio do estresse”. Essa substância é a grande responsável por aumentar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Esse aumento pode causar:

Maior oleosidade

Em situações de estresse e ansiedade, é comum o cabelo ficar mais oleoso. Você percebe que ele precisa ser lavado com mais frequência ou que os fios estão mais pegajosos, principalmente próximo à raiz.

Surgimento de caspas

Até pelo aumento de oleosidade, há grandes chances de desenvolver caspa nesses períodos mais tensos. Some a isso o fato do nosso sistema imunológico estar mais vulnerável, o que também abre chance do fungo Malassezia globosa se proliferar.

Queda de cabelo

Percebeu que os fios começaram a cair muito ultimamente? Calma, tá tudo bem… Ou quase. Esse fenômeno é comum quando passamos por uma situação de muito estresse e costuma se manifestar mais ou menos três meses depois (ou seja, muita gente começou a perceber a queda de cabelo só agora, são os efeitos láá do começo da quarentena).

O nome científico dessa queda é eflúvio telógeno. E uma das rainhas do TikTok quando o assunto é cabelo, a médica californiana Dr. Pimple Popper, explicou que não precisa se preocupar. Essa é uma das três fases do crescimento capilar e um bom sinal de que está tudo certo é o baby hair, aquele fiozinho que está nascendo.

@drpimplepopper

#greenscreen Do you suddenly feel like you are losing your hair?! It could be pandemic telogen effluvium! #drpimplepopper #covidhair

♬ original sound – Sandra Lee, MD

Como fazer o haircare na pandemia?

Se você notou qualquer um dos alertas, saiba que nem tudo está perdido. Algumas dicas simples de seguir no dia a dia podem fazer uma grande diferença na saúde capilar. Então anota aí:

  • tudo bem, é difícil seguir uma alimentação 100% regrada em casa, mas tente retomar hábitos mais saudáveis e caprichar na proteína. Ovos, leite e derivados e carne podem ser o segredo de um cabelo mais brilhante e forte;
  • para diminuir o estresse, experimente sessões de mindfulness, meditação ou qualquer outra atividade que ajude a relaxar;
  • no combate à oleosidade, você pode investir em produtos específicos de haircare para esse fim, que vão limpar os fios com o cuidado necessário;
  • essa dica vale sempre, mas, principalmente quando a oleosidade ataca, evite aplicar condicionador e produtos hidratantes na raiz;
  • não prenda os cabelos enquanto eles estão úmidos. Você pode tanto passar um protetor térmico e secar quanto deixar secar naturalmente. Afinal, ficar em casa tem suas vantagens;
  • apesar de ser uma tentação quando faz mais frio, banhos quentes também estimulam uma produção maior de oleosidade, prejudicando tanto a oleosidade quanto a caspa;
  • por fim, enxague bem os fios. Acumular resíduos, mesmo que de shampoo ou condicionador, só piora quando a caspa ataca.

Quais produtos incluir no haircare?

Para ajudar no cuidado diário, separamos alguns produtinhos aqui do Jacques Janine que vão dar um boost no haircare e ajudar a combater os efeitos do estresse e da ansiedade.

Kit Controle da Oleosidade

Como o próprio nome entrega, temos um kit especial para controle da oleosidade. O combo shampoo + condicionador promove uma limpeza suave na raiz e hidrata as pontas, ajudando a dar aquela controlada quando o bad hair day bate forte.

Na composição, podemos destacar o extrato de chá verde, que potencializa essa limpeza, junto à hortelã, potente para purificar o couro cabeludo. Para completar, a fórmula conta com alecrim, pronto para ajudar no crescimento dos fios.

Kit Micellar Clean & Protect

Outro kit que ajuda no S.O.S. cabelo é o Micellar Clean & Protect, principalmente para quem tem os fios tingidos. Ele promove uma limpeza maior com o cuidado necessário para não ressecar ou desbotar a cor.

O D-Pantenol, hidratante power usado para restaurar pele e cabelo, age numa dupla infalível com o chá verde, dando aquela equilibrada para tirar o aspecto pesado dos fios.

Assim como o kit controle da oleosidade, o Micellar Clean & Protect conta com shampoo e condicionador, que também são vendidos separadamente.

Kit fortificante

Para quem começou a perceber os sinais da quarentena e assustou com a quantidade de cabelo que anda caindo, sugerimos o kit fortificante. Composto por shampoo, condicionador e máscara, ele ainda tem um super-herói no combo: o tônico capilar.

Com jaborandi na composição, ele conta com fórmulas terapêuticas preparadas exatamente para impedir ou, pelo menos, dar uma amenizada na queda, restaurando o couro cabeludo e revitalizando o bulbo e o fio.

Seguindo um cronograma com o restante da linha, é possível fortalecer a fibra, ainda mais com a ação da queratina, presente nos outros três produtos.

É normal sentir um choque inicial quando somos obrigados a viver outra realidade. Agora que as coisas entram numa nova rotina, você pode voltar com alguns cuidados para tratar a saúde dos fios, respeitando seu processo de adaptação.

Aos poucos, você vai perceber o cabelo voltando às suas características naturais e, a partir daí, é só voltar para a manutenção.

E você, sentiu os efeitos dessa ansiedade na pele? Como tem feito com o haircare na pandemia? Deixe um comentário contando para gente suas experiências e dicas para lidar com este momento tão inusitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.