Lavar o cabelo com água gelada faz bem? Descubra tudo sobre o assunto

Um dos grandes mitos da beleza é a de que lavar o cabelo com água gelada ajuda a cuidar dos fios e dá mais brilho. Mas será que isso é verdade? É isso o que queremos saber, principalmente quando bate o calor.

Pois então vamos aproveitar para desvendar quais os benefícios que a água nessa temperatura pode trazer, além de explicar a diferença no cabelo quando comparamos à água morna ou quente. Acompanhe para tirar todas as suas dúvidas!

Como age a água em diferentes temperaturas?

Aqui, vale relembrar primeiro qual é o real papel da água na hora de lavar os fios, não é mesmo? Além de contribuir para uma melhor aplicação e enxague do shampoo pelo couro cabeludo, é também a responsável por dissolver a sujeira e o sebo espalhados pelos fios.

Inclusive, para isso, quanto mais quente estiver a água, melhor. Afinal, a alta temperatura retira a oleosidade e as impurezas com mais facilidade. Por outro lado, principalmente para quem tem cabelos mistos e oleosos, recorrer à água quente com frequência pode provocar o efeito rebote.

Como essa temperatura vai retirar, também, a oleosidade natural dos fios, o corpo ficará encarregado de produzir ainda mais oleosidade para evitar um ressecamento. Consequentemente, o efeito é reverso ao esperado e, em vez de diminuir, ela aumenta.

Considere ainda outros dois pontos antes de entrar naquele banho quentíssimo: primeiro, essa temperatura promove o desbotamento acelerado de quem se rende à química e, segundo, a água quente dificulta a definição dos cachos.

View this post on Instagram

go-to pair of shoes? @goat

A post shared by NARA (@naraaziza) on

Água morna

Assim como a água quente, a água morna também é um facilitador quando falamos sobre remover oleosidade e sujeira. Aliada a uma massagem em movimentos circulares com a ponta dos dedos, ela remove células mortas e facilita a oxigenação do couro cabeludo.

Não só isso, mas a água morna também abre as cutículas e, consequentemente, permite que os fios absorvam melhor do shampoo e do condicionador.

Porém, nesta temperatura, ela também pode resultar em um efeito rebote. Com a exposição excessiva do couro cabeludo à água morna, vem outro problema: ele fica mais vulnerável a danos causados por agentes irritantes, como o fungo da caspa ou mesmo produtos para pentear.

Água gelada

Então lavar o cabelo com água gelada é a melhor solução? Quase isso. Mais para frente ensinaremos o truque de beleza que vai mudar a aparência dos fios. Mas sim, a água gelada é uma das melhores opções para a saúde dos cabelos.

Isso porque ela ajuda a prevenir doenças no couro cabeludo e, de quebra, mantém os fios mais brilhantes. Quer entender o motivo? Calma que a gente explica.

Quais os benefícios de lavar o cabelo com água gelada?

O contato com a água fria causa a vasoconstrição, ou seja, vai fechar a cutícula do cabelo. Isso resulta em fios menos porosos e mais brilhantes. Além disso, como não é tão agressiva na hora de remover a oleosidade, evita-se o famigerado efeito rebote, que explicamos lá em cima e é bem frequente em quem já tem cabelos mistos ou oleosos.

Engana-se quem pensa que as vantagens da água gelada param por aí. Seu uso é super indicado para quem sofre com fios mais ressecados, quebradiços ou abusa da química e de secador e chapinha.

Como as cutículas estão devidamente seladas após um banho de água fria, o cabelo fica mais fácil de desembaraçar e forma menos nós, evitando, assim, a quebra. E, para completar, as doenças do couro cabeludo que surgem com a água quente demais, como a caspa, são prevenidas com sucesso.

Então qual a melhor forma de lavar os cabelos?

A #DicadoJacques vem direto dos salões para você aplicar na sua casa. Para manter a saúde dos fios e aproveitar o melhor dos dois mundos, o truque é alternar a temperatura da água durante o banho.

Como a água morna abre as cutículas, você pode tomar seu banho com essa temperatura mais quentinha e começar a lavar os cabelos também com ela. Assim, os fios receberão melhor os ativos dos produtos utilizados no banho.

Depois, para garantir que esses nutrientes continuem retidos pelos fios, finalize com a água fria para selar o tratamento e obter um resultado mais potente. Isso vale para quando aplicar uma máscara ou ampola de tratamento também!

Quais outras dicas influenciam na hora do banho?

Existem muitos mitos de beleza relacionados aos cabelos, principalmente quando falamos da hora do banho. Mas tem outro deles que é verdade: o cabelo realmente “cansa” do shampoo. Por isso, é importante variar de produto a cada três meses ou quando perceber que os fios já não estão respondendo tão bem ao que o produto se propõe.

Utilizar os produtos para uma mesma finalidade e, preferencialmente, de uma mesma marca também é um gesto simples, mas que faz a diferença no cuidado do dia a dia. Isso porque é comum que eles sejam desenvolvidos para se complementarem em um tratamento. Então, por mais que o shampoo ou o condicionador seja bom e apresente já algum resultado, juntos, isso é potencializado.

Os queridinhos do time

Independentemente do seu tipo de cabelo, a hidratação é necessária e constante. Por isso, quando o assunto é limpeza e cuidado diários, nosso time indica o Kit Hidratante sem pensar duas vezes.

Essa é uma linha que tem a formulação bem suave e livre de sulfatos. Além de limpar bem, ela forma um filme hidratante ao redor dos fios, o que garante brilho e maciez imediatos. Entre os ativos, destacamos o extrato de algas marinhas, que equilibra os níveis de oleosidade e nutre o couro cabeludo, a água de coco e o Pantenol, que dão um boost de hidratação.

Como a maioria dos kits que preparamos por aqui, ele leva também uma máscara para tratamento. Ela pode ser usada a cada semana para um tratamento mais potente e age entre 10 a 20 minutos.

Nossa dica? Tirar o sábado ou o domingo para um spa day e aproveitar esse momento para caprichar no skincare também, curtindo os efeitos de uma massagem facial, por exemplo.

E aí, você já conhecia as vantagens de lavar o cabelo com água gelada? Compartilhe este texto nas redes sociais para ajudar as amigas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.