O guia de cuidados com o cabelo loiro

Não tem jeito, o loiro continua sendo uma das cores queridinhas em todas as suas tonalidades. De iluminado a um poderoso platinado, tem para todos os gostos. Democrático que só, ele conquista a todas pelos salões por onde passa.

Porém, como todo mundo bem sabe, o loiro pode ser bem ingrato também. Manter os fios loiros saudáveis e brilhantes é uma tarefa que requer cuidado diário e muita – bota muita aí – paciência. Isso porque, para clarear o cabelo, são usados produtos com pH muito alto, dilatando a cutícula.

Todo esse processo afeta não só a massa capilar como também a hidratação. E para driblar os possíveis males, preparamos um guia com 6 dicas para os cuidados com o cabelo loiro. Acompanhe para transformar o aspecto das madeixas!

1 – Escolha o shampoo certo para começar os cuidados com o cabelo loiro

Toda rotina de cuidados começa do passo mais básico de todos: a limpeza. Nessa hora, é muito importante ser certeiro na escolha para não acabar com um produto que não vai atender tão bem as necessidades do seu cabelo.

E, no caso dos loiros, o maior terror é quando a cor começa a desbotar. A consequência é aquele tom mais amarelado e sem vida. Para driblar o efeito indesejado e manter essa cor por mais tempo, o matizador entra em ação para ajudar a neutralizar o tom.

Na própria linha Jacques Janine Professionnel, criamos o nosso matizador power, que, além do efeito no pigmento, ainda restaura os fios danificados com a ação do óleo de macadâmia. Esse ativo ainda é responsável por dar brilho e evitar o surgimento de pontas duplas.

Junte a ele a proteína do trigo e da seda, que atuam na hidratação e na proteção contra agentes externos mais agressivos.

Lembre-se, no entanto, que o matizador só deve ser utilizado de vez em quando. Essa frequência varia de cabelo para cabelo, então é bom sempre trocar essa ideia com seu hairstylist.

Para os demais dias, vale investir em produtos específicos para proteger os pigmentos e, ainda, caprichar na hidratação.

2 – Na raiz do problema

Esse é o tipo de dica que vale para toda e qualquer coloração, mas especialmente para quem investiu no loiro ou em luzes: faça o retoque só na raiz.

Reaplicar a tinta por todo o comprimento ou, pior ainda, o descolorante, é desnecessário e ainda pode acabar com a estrutura capilar. Quanto menos química, mais fácil será manter os cabelos bonitos e saudáveis por um bom tempo.

E sem crise, viu? Um bom profissional vai saber fazer esse retoque sem manchas ou diferença de tom. Confia e vai!

3 – De corte em corte por um cabelo melhor

Uma das maiores reclamações de quem se rende ao loiro é a dificuldade de deixar o cabelo crescer. Mas não cortar pelo menos as pontas vai ser um grande erro.

Afinal, além de estimular o crescimento, tirar ao menos 3 ou 4 dedos também acaba com as pontas duplas e o ressecamento.

4 – Invista em uma hidratação de respeito

Outra forma de evitar o ressecamento é se jogar na hidratação. Não tem segredo. Aquele aspecto saudável, solto e macio só se mantém com hidratação constante. Afinal, o descolorante acaba retirando muitos nutrientes e outras proteínas da fibra capilar, dando uma carinha mais judiada para os fios.

Nos primeiros dias após a química, inclusive, é possível trocar o condicionador pela máscara, com sua concentração maior de substâncias para agir no tratamento. É ela que vai repor as necessidades do fio e, a longo prazo, reduzir a quebra.

Nas semanas em que a preguiça falar mais forte, você pode também recorrer a uma ampola, como a Ampola 1 Minuto. Como o próprio nome diz, ela é capaz de fazer esse reparo express para garantir a hidratação nossa de cada dia sem que você precise sair do banho.

5 – Cuidados com o cabelo loiro começam com a temperatura

O que temos certeza quando falamos de loiro é de que nada de bom pode vir do calor. A começar pela temperatura da água no banho. Pode parecer reconfortante tomar aquele banho quentinho no frio, mas a água quente tende a ressecar os fios.

Não só ela, aliás. Ferramentas que dependem de uma alta temperatura para modelar o cabelo, como a chapinha, o babyliss e, até mesmo, o secador, são prejudiciais para a estrutura já fragilizada que acabou de passar por uma descoloração.

Quando não há um preparo com protetor térmico, há risco de deixar as madeixas ressecadas e sem brilho, facilitando o aparecimento das pontas duplas.

e ainda tem o risco de acontecer isso

6 – Hora da reconstrução

Sim, é verdade que já defendemos o uso de máscaras de hidratação mais para cima, porém, nem só de hidratação vive um cabelo. Máscaras que trabalham na reparação de danos são essenciais em uma rotina de tratamento – e, se sua máscara fizer as duas coisas, ainda melhor.

A ideia aqui é selecionar uma opção que seja capaz de repor todas as proteínas perdidas durante o processo de descoloração e tornar a fibra capilar mais resistente, até para que consiga reter melhor os nutrientes.

Nossa Reparação de Danos, por exemplo, consegue tratar os fios com agentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Praticamente um combo com todos os cuidados que uma boa rotina requer.  

Ela é formulada com a mesma proteína do trigo presente no shampoo matizador, mas leva manteiga de karité (rainha da hidratação), ceramidas para nutrir fios ressecados e fugir do frizz e óleo de argan, outro ativo que hidrata profundamente.

Para potencializar esses resultados, a linha de Reparação de Danos tem um sérum com filtro solar em sua fórmula. Além de fazer as vezes de protetor térmico, ele protege contra a ação do sol – problema super comum por aqui.

Tendo esse guia de cuidados com o cabelo loiro em mente, você já pode se jogar na mudança de visual sem pensar duas vezes. Na verdade, para quem sobreviveu ao loiro, qualquer outra cor vai ser fichinha.

Aquele cabelo bem Gisele Bündchen, macio e brilhante, tá a 6 passos de distância – e olha que nem são passos tão difíceis com os produtinhos que a gente indicou.

Mas, se sobrar alguma dúvida, deixe seu comentário aí embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.