Tônico capilar: como e por que usar?

Quem já ouviu falar sobre tônico capilar, sabe que ele geralmente é apresentado como aquele mil e uma utilidades que a gente respeita. Fortalece os fios, reduz a queda, trata a caspa e, de quebra, ainda faz o cabelo crescer mais rápido. Mas será que ele é tudo isso mesmo?

No post de hoje, a gente explica exatamente como e para que ele funciona, quem pode usar e tudo o mais que você sempre quis saber sobre esse tipo de produto. Então acompanhe e aproveite para pegar aquela #DicadoJacques no final!

Qual a diferença do tônico capilar para outros tipos de tratamento?

Máscaras e ampolas, por exemplo, são produtos de ação direta, e às vezes imediata, nos fios. Diferentemente deles, o tônico é capaz de estimular e fortalecer o bulbo ao promover a circulação do couro cabeludo.

Em outras palavras, ele age na base do cabelo, exatamente onde há uma maior capacidade para absorver nutrientes. E pela concentração de vitaminas e óleos que o tônico tem, ele consegue ativar a microcirculação dessa área e repor nutrientes perdidos, além de influenciar, ainda, a renovação celular.

Então, o tônico funciona como um tratamento externo. Vários dermatologistas, inclusive, recomendam o produto para atuar contra a queda de cabelo ou como fortificante.

Pensando em uma escala, ele tem um potencial maior que outros tipos de tratamentos externos, como máscaras, mas, ainda assim, menor que o de um dermocosmético via oral, por exemplo.

Então quais os benefícios de usar um tônico capilar?

Já demos alguns spoilers no tópico anterior, mas, quando falamos em benefício real oficial, vai depender do produto escolhido. Na nossa linha Jacques Janine Professionnel, temos o Tônico Capilar Fortificante, então vamos nos basear na prata da casa para responder a essa pergunta.

O nosso tônico, em específico, foi formulado para melhorar a densidade capilar e estimular um crescimento mais saudável para os fios, além de reduzir a perda.

Independentemente do seu tipo de cabelo, quando perceber uma queda maior que o normal, com os fios mais frágeis e quebradiços, vale investir em um produto do gênero. Mas lembre-se também que, no dia a dia, perdemos de 50 a 100 fios, principalmente na hora de lavar e pentear.

Mas então o tônico faz mesmo o cabelo crescer mais rápido?

Veja bem, crescimento saudável e crescer mais rápido são coisas totalmente diferentes. Produtos milagrosos com promessas de crescer o cabelo mais rápido, geralmente, são lenda urbana mesmo.

Como a gente explicou ali em cima, o produto dá aquela força para os fios e previne a queda e a quebra, duas grandes inimigas quando estamos tentando deixar o cabelo crescer. Por isso, a sensação que fica para quem acompanha as pequenas vitórias de cada dia é a de que os fios estão crescendo mais e mais rápido. Na verdade, o que acontece é que eles estão crescendo mais fortes.

Como usar o tônico nos cabelos?

De novo, vamos trazer como exemplo o poderosíssimo Tônico Capilar Fortificante. No nosso caso, formulamos o tônico pensando em uma aplicação ao dia, após a limpeza dos fios. Como explicamos, ele age diretamente no bulbo, então basta passar o produto pelo couro cabeludo.

Depois, é só massagear a região com as pontas dos dedos, em movimentos circulares. Esse tipo de cuidado ajuda a estimular a circulação sanguínea na região, além de afetar o quanto o produto vai ser absorvido.

Então, nada de sair espalhando o tônico capilar pelo comprimento dos fios. Para essa finalidade, você pode adotar um leave-in, que vai agir até melhor na hora de garantir aquela hidratação.

Importante também não enxaguar. Para dar um boost nos resultados, crie uma rotina de cuidados considerando os outros produtos da mesma linha. São eles: shampoo, condicionador e máscara, inclusive vendidos num kit completo.

#DicadoJacques: Kit Fortificante

Combinar os produtos costuma mesmo trazer resultados melhores para os cabelos. Então a gente explica o que mais vai no Kit Fortificante além do tônico e quais são os ativos que garantem essa diferença.

O Pantenol, que muita gente já conhece pelas propriedades hidratantes, é uma das substâncias presentes no shampoo e na máscara. Outra que se repete entre os produtos é a queratina. Ela vai agir diretamente nos fios para devolver o brilho, renovar e hidratar o cabelo agredido.

Mas o grande segredo do tônico é mesmo o Baicapil. Quem anda na procura por produtinhos para ajudar no crescimento pode já ter se deparado com esse nome. Ele é bem comparado com o Minoxidil e também combate a queda direto na raiz do problema – literalmente!

E então, você já esclareceu todas as dúvidas que tinha sobre tônico capilar? Apesar de não ser a solução milagrosa para virar a Rapunzel, o tônico tem seu espaço de destaque quando estamos falando de um crescimento saudável e uma ação power, principalmente quando tratamos de um cabelo que já passou por bastante química e vem de um processo de desgaste e danos.

Acompanhe as próximas postagens para saber tudo sobre essas lendas da beleza e aproveite para compartilhar com as amigas!

2 comentários sobre “Tônico capilar: como e por que usar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.