Tricologista: o que faz e quando procurar este profissional!

tricologista

Você já ouviu falar no médico tricologista

Poucas pessoas conhecem e sabem o que faz um tricologista, visto que não é uma área popularmente conhecida. 

Porém, deveria ser, já que esse profissional trata de problemas capilares e tudo relacionado à saúde dos fios e do couro cabeludo.

Afinal, é bem comum encontrar pessoas com algum tipo de problema capilar, seja queda de cabelo, enfraquecimento ou qualquer outro tipo de condição que prejudique a saúde dos fios de alguma forma.

Por não ser tão difundido, resolvemos elaborar esse conteúdo para você entender de uma vez por todas tudo sobre tricologia. Então, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste artigo iremos detalhar:

  • o que é tricologia?
  • o que faz um tricologista?
  • motivos para consultar um médico tricologista!

Preparado? Então, vamos lá!

O que é tricologia?

A tricologia é uma especialização, dentro da medicina, com o objetivo de deixar o cabelo saudável

Tricologia vem do grego, onde “trico” se origina de thrikos, que significa cabelo ou pelo, e “logia” refere-se ao estudo ou campo do conhecimento. Logo, a palavra aponta para aqueles que se especializam em entender as características e as doenças que acometem os pelos corporais.

Especialistas da área possuem a capacidade de identificar, analisar e corrigir problemas como a queda de cabelo, afinamento dos fios, e outros tipos de sintomas que podem ser uma consequência de condições maiores.

O que faz um tricologista?

O médico tricologista faz uma análise da queixa do paciente relacionado a saúde de seus cabelos e couro cabeludo, e busca alguma solução para impedir que a condição avance e torne um problema ainda maior.

A partir da análise, ele indica ao paciente um tratamento específico de acordo com os sintomas apresentados na consulta. 

O fato é que além de tratamentos com equipamentos profissionais, como o laser, por exemplo. Dependendo do caso, esse profissional pode indicar mudanças de hábitos, visto que um estilo de vida saudável é essencial para uma boa qualidade do cabelo de qualquer pessoa.

Até aqui você entendeu o que é e o que faz um tricologista, mas afinal, quando procurar este profissional?

Motivos para consultar um médico tricologista

A verdade é que se você possui algum tipo de problema capilar, é recomendado que procure esse especialista o quanto antes, já que com o passar do tempo a situação pode se complicar ainda mais.

Para te ajudar a identificar quando deve procurar por um médico tricologista, listamos abaixo alguns motivos que indicam que você deve procurar agora mesmo, confira!

Caspa ou seborreia 

Vamos começar essa lista com um problema bem corriqueiro que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.

Afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (via Uol) 40% de toda a população mundial já teve caspa ou apresenta o problema pelo menos uma vez por ano. 

Ainda de acordo com a pesquisa, esse tipo de problema costuma atingir mais homens, principalmente os jovens, porém também pode acontecer em mulheres e pessoas mais velhas.

Ao identificar esse tipo de situação, é recomendado procurar um médico tricologista para reconhecer qual a causa, e o melhor tratamento para recuperar a saúde do couro cabeludo novamente.

Predisposição genética e hereditariedade

Diversos distúrbios podem ocasionar problemas capilares, desde doenças autoimunes como a calvície (alopecia androgenética), onde a carga genética é decisiva para iniciar um processo de queda dos fios.

Ao consultar um profissional de tricologia é possível buscar alternativas para tentar amenizar, ou até mesmo reverter esse cenário. 

Foliculite

A foliculite é o nome que se dá à inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos, ou seja, a pessoa com esta condição pode sentir coceira, e identificar uma região bem avermelhada com bolhas de pus.

O fato é que qualquer um de nós pode apresentar episódios de foliculite em determinado momento da vida. Mas, pessoas pretas, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade estão mais propensas a desenvolver essa condição.

Caso perceba alguns desses sintomas, é um sinal de que você precisa consultar um médico tricologista, pois é ele quem irá constatar que realmente se trata dessa doença ou não, e indicar o melhor tratamento para sua situação.

Tipos de Alopecia (queda do cabelo)

A queda excessiva de cabelo é outro sinal de que você precisa consultar um médico tricologista, já que pode significar algum tipo de alopecia.

Porém, quem irá definir que se trata desta condição ou não é somente um especialista. Por isso, caso perceba que seus cabelos estão caindo na hora do banho, ou até mesmo na hora em que acorda na cama, marque uma consulta.

Geralmente, as pessoas tendem a ignorar a queda por pensarem que é normal, é realmente é comum, porém até um certo ponto. Caso identifique que as coisas ficaram mais sérias, procure um médico.

Uso inadequado de produtos de baixa qualidade

O uso inadequado de produtos pode danificar o seu couro cabeludo e suas madeixas, por isso é importante sempre optar por produtos de qualidade para evitar problemas mais sérios a longo prazo.

Utilizar produtos de baixa qualidade pode ocasionar em: fios ressecados, excesso de oleosidade, perda do brilho, queda, fios quebradiços e porosos, além de situações mais complicadas no couro cabeludo.

Escolher produtos de alta qualidade, ou seja, livres de sulfatos e parabenos que podem agredir suas madeixas é fundamental para garantir mais saúde ao seu cabelo. Falando em produtos de alta qualidade, conheça as linhas de tratamento da Jacques Janine, efeito de salão sem sair de casa.

Tricologista: considerações finais…

Agora que você já sabe tudo sobre o que faz um tricologista e tudo sobre o universo da tricologia, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se ele te ajudou de alguma forma. Sua opinião é muito importante para nós!

Além disso, veja abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.