E o couro cabeludo, vai bem?

Haircare, o cuidado é desde a raíz.

O creme de contorno para os olhos “tá ok”. O sabonete hidratante, aquele antissinais milagroso e o demaquilante também. Se cuidar da pele requer algumas precauções básicas porque seria diferente com o couro cabeludo?

Um couro cabeludo bem cuidado é essencial para melhorar a saúde dos fios. Além de estar diretamente ligado ao crescimento capilar, também é um isolante térmico, atuando como barreira física e uma espécie de proteção imunológica para o nosso corpo, por isso é tão importante olhar para ele com mais carinho e atenção. 

Tipos de couro cabeludo

Muitos fatores podem determinar o tipo de couro cabeludo: colorações, químicas, hormônios, idade, raça e até mesmo a temperatura ambiente. Será que você sabe qual é o seu?

Delicado

Poluição, sol, vento. Esses condições fazem mal à pele e também não são nada benéficas para o couro cabeludo, principalmente se ainda houver mau uso de produtos químicos ou algum tipo de variação hormonal. 

Seco

Pouca gente sabe, mas um cabelo ressecado pode ter origem porque há algo de errado com as defesas naturais da pele que ajudam a manter a hidratação. É preciso se atentar se há algum tipo de irritação e isso pode acontecer mesmo se o couro cabeludo não estiver inflamado. Um sintoma é sentir como se ele estivesse esticado. 

Oleoso

O couro cabeludo é o lugar onde são produzidas as glândulas sebáceas, que ajudam a condicionar os fios de forma natural, protegendo-os do ressecamento. Um cabelo com excesso de oleosidade pode ter muitas causas: estresse (que aumenta a produção de cortisol, um hormônio ligado às glândulas sebáceas), dieta regada a muito leite e açúcar ou higiene e produtos inadequados.

Hidratar é preciso!

Quem tem couro cabeludo ressecado pode sofrer com caspa ou coceira e isso, além de incômodo, é muito embaraçoso. Consumir alimentos carregados com vitamina B, iodo e ômega 3 ajudam a deixá-lo mais saudável, mas reduzir a frequência do uso de shampoo e investir em produtos que caprichem na hidratação do couro e dos fios ainda é a melhor forma de virar esse jogo. O Kit Hidratação da linha Jacques Janine Professionnel é composto por cinco produtos e vão ajudar você nessa missão:

Shampoo Hidratante de Jacques Janine Professionnel

Fórmula suave, hidratante e sem sal desenvolvida principalmente para os cabelos secos. 

Condicionador Hidratante de Jacques Janine Professionnel 

Ideal para todos os tipos de cabelo. Desembaraça e condiciona os fios, além de hidratar e nutrir para que fiquem saudáveis e bonitos.

Máscara Hidratante de Jacques Janine Professionnel 

Hidratação intensiva, revitalização e nutrição dos fios mais fragilizados por excesso de porosidade, atuando sobre os pontos de porosidade e fragilidade da fibra da raiz até as pontas.

Óleo Bifásico Hidratante de Jacques Janine Professionnel 

Reconstrói a estrutura do fio a partir da ação de um blend de óleos e vitaminas que proporciona um efeito saudável e natural.

Ampola Hidra Max

Deixa o cabelo mais alinhado e brilhante, além de promover um tratamento que elimina o frizz. As principais composições da Ampola Hidra Max são:

– Macadâmia: para diminuição do frizz, repara a elasticidade evitando que os fios se quebrem com facilidade, brilho e maciez ao cabelo.                                                 – Semente de uva: nutrição para os cabelos quebradiços e fracos, fortalecendo os fios (não deixa o cabelo com aspecto oleoso).

#DicaDoJacques

Como cuidar melhor do seu couro cabeludo

Dê preferência aos shampoos sem sal

O sódio pode ser agressivo aos fios e ao couro cabeludo porque remove a camada protetora produzida naturalmente pelo nosso corpo, por isso toda a linha de shampoos Jacques Janine Professionnel é sem sal.

Lavar todos dias nem pensar

Lavar o cabelo diariamente dá um trabalhão e ainda retira a oleosidade natural dos fios. Isso faz com que as glândulas sebáceas trabalhem em dobro, ou seja, quanto mais lavar o cabelo, mais oleoso ele fica.

Água quente? Esquece!

A gente sabe que um banho quentinho é uma delícia, mas a temperatura elevada da água também ativa a produção das glândulas sebáceas e aumentam a oleosidade. O ideal é higienizar os fios com água morna ou fria mesmo.

Atenção na hora de enxaguar

Os poros do couro cabeludo podem ficar obstruídos pelos produtos que você usa, principalmente máscaras e condicionadores que são mais consistentes e difíceis de remover. Esse é o motivo porque aplicamos esse tipo de produto apenas do meio para as pontas dos cabelos. 

Força para não quebrar

Cabelos frágeis e quebradiços precisam de força para se regenerar. O tônico capilar fortificante de Jacques Janine professional possui ação anti-inflamatória, bactericida, fungicida, cicatrizante e estimulante do couro cabeludo para diminuir a quebra com um tratamento que começa desde a raíz. 

Fique de olho na alimentação

Uma dieta saudável e equilibrada, com alimentos ricos em proteína, zinco, ferro e vitaminas A e c também ajuda a manter os fios saudáveis. Procure inserir na sua rotina alimentar frutas cítricas, peixes, como salmão e atum, feijão, beterraba, carne, ovo e leite.

Você sabia?

Fazer uma vez por semana uma boa massagem no couro cabeludo remove as células mortas e ajuda a precaver o ressecamento e a criação de escamas. Essa massagem capilar com movimentos circulares ajuda a ativar os vasos sanguíneos e colabora para fortalecer a raiz dos fios.

Momento autocuidado:

1. Faça um “L” com as mãos.

2.  Inicie a massagem capilar pela frente do couro cabeludo. Depois siga para a parte de trás, sempre fazendo movimentos circulares. Isso ajuda a promover a circulação sanguínea, o que também coopera com o crescimento dos fios.

Gostou da matéria?

Continue acompanhando os nossos conteúdos, sempre com dicas e novidades para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.