Tipos de cachos: confira os tipos de cabelo cacheado e descubra qual o seu!

tipos-de-cachos

Existem vários tipos de cachos e descobrir qual é o seu é essencial para tomar os cuidados necessários e específicos de cada estilo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros possuem cabelos cacheados, ondulados ou crespos.

Porém, a grande maioria ainda não tem conhecimento sobre a variedade de tipos de cabelo cacheado, e por isso, resolvemos elaborar este conteúdo completo sobre os tipos de cachos para que você saiba identificar qual o seu, além de aprender quais os cuidados especiais que precisa ter.

Preparada? 

Então, vamos lá!

Quais são os tipos de cachos? 

Existem três tipos de cachos, sendo classificados como:

  • cachos Tipo 2 (cabelo ondulado);
  • cachos Tipo 3 (cabelo cacheado);
  • cachos Tipo 4 (cabelo crespo).

Vale destacar que junto com esses números, existem letras que classificam os fios, desde os mais soltos até os mais abertos, como também dos menores aos mais fechados, sendo elas:

  • letra A se refere a um cabelo com nível de ondulação mais solta;
  • letra B se refere a um cabelo com nível de ondulação mais definida;
  • letra C se refere a um cabelo com nível de cachos menores e mais definidos.

Não se preocupe que iremos detalhar cada um deles abaixo, vem com a gente!

Cachos Tipo 2 (cabelos ondulados)

cachos-tipo-2

Os cachos tipo 2 são considerados cabelos ondulados, ou seja, eles possuem basicamente um formato em “S”.

Na verdade, esse tipo de cabelo não chega a formar os cachos que estamos acostumados pela sua definição não ser tão evidente, além disso, esse formato possui uma raiz mais lisa que os demais. 

Mas, como dissemos, existe a classificação incluindo as letras também, ou seja, o seu pode ser um tipo de cacheado tipo 2A, 2B ou 2C, entenda as diferenças neste caso:

Tipos de cachos 2A

Esse formato é o mais parecido com o cabelo liso, visto que ele possui leves ondulações, pouca definição e volume. Além de possuir uma raiz mais lisa.

Tipos de cachos 2B

Já neste tipo de cabelo cacheado, as ondas têm início bem próximo à raiz, o que proporciona um maior volume e movimento às madeixas, dado que as ondas são em maior quantidade.

Tipos de cachos 2C

No estilo 2C os fios formam cachos mais largos e com mais definição. As voltas são grandes e o volume tende a ser maior. Vale frisar que esse tipo de cabelo tende a apresentar mais frizz, o que requer um cuidado a mais.

Cachos Tipo 3 (cabelos cacheados)

cabelos-cacheados

Os cachos tipo 3 são considerados cabelos cacheados, sendo assim, independente do grau de curvatura dos fios esse estilo possui cachos da raiz até as pontas.

Eles tendem a desenvolver mais frizz e possuem uma maior tendência ao ressecamento natural comparado com o tipo anterior, em razão da oleosidade natural do couro cabeludo que por conta das voltinhas dos cachos demora mais para ocupar o cabelo inteiro.

Agora, vamos detalhar as classificações 3A, 3B e 3C, confira:

Tipos de cachos 3A

Os cachos 3A são bem anelados e podem ser facilmente confundidos com o 2C. 

Porém, a diferença está no fator encolhimento, que se refere ao quanto o fio “diminui” o seu tamanho quando o cabelo está seco.

Tipos de cachos 3B

Diferente do tipo anterior, os cachos 3B possuem um formato espiral, bem parecido com “molinhas”. Neste estilo é preciso de ainda mais cuidados, pois o volume tende a ser maior e as pontas mais ressecadas.

Tipos de cachos 3C

Na classificação 3C o ressecamento começa bem próximo a raiz do cabelo, além do grande volume de molinhas pequenas. Aqui os cachos são mais apertados e fechados, com fios bem grossos.

Cachos Tipo 4 (cabelos crespos)

cabelos-crespos

Os cachos tipo 4 são considerados cabelos crespos, também conhecidos como cabelos afro, que quando bem hidratados não passam despercebidos de tão incríveis!

Neste tipo de cabelo os fios podem formar tanto cachos pequenos aneladinhos, quanto em zig-zag. 

Vale frisar que esse formato é o mais fino de todos os tipos de cachos, o que resulta em mais volume.

Bora detalhar as classificações 4A, 4B e 4C abaixo!

Tipos de cachos 4A

Os cachos 4A são aqueles bem fechados com uma definição perceptível de longe.

Só para ter uma ideia, quando os fios do 4A são esticados costumam formar um “S”. Sem contar que o volume neste estilo de cabelo é certo!

Tipos de cachos 4B

Agora, se ao esticar o fio de seu cabelo formar um “Z”, ele pode ser considerado o tipo 4B.

É possível verificar um zig-zag bem fechado e sua principal característica é ser um cabelo bem denso com fator encolhimento bem marcante, já que ao secar fica com aproximadamente ⅓ do seu tamanho real.

Tipos de cachos 4C

Esse tipo de cabelo é aquele bem crespo, com cachos bem pequenos e volumosos!

De um modo geral, cachos do tipo 4C necessitam de texturização para se formarem já que a tendência é possuírem frizz extremo.

Os cuidados com a hidratação neste formato devem ser redobrados e feitos com frequência, já que ele absorve pouca água.

Em relação ao fator encolhimento, ele pode chegar a incríveis 75% de redução do tamanho quando secos.

Como cuidar de cabelos com vários tipos de cacho?

Uma dúvida frequente que surge entre as cacheadas é: “Meu cabelo tem vários tipos de cachos, como cuidar da forma correta?”

Primeiramente, se você se identificou com a situação acima, não se preocupe, pois é bem comum cabelos com vários formatos de cachos, e cá entre nós, é a coisa mais linda também!

O fato é que não é necessário o uso de produtos específicos para cada tipo de cacho que listamos acima, já que as necessidades dos fios serão as mesmas. Porém, vale destacar que a qualidade dos produtos escolhidos para o tratamento é crucial para um resultado mais bonito.

Por isso, recomendamos que você conheça a Linha Cachos Perfeitos da Jacques Janine se você deseja ter efeito de salão em casa! Sem contar que todos os nossos produtos não são testados em animais, além de serem livres de sulfatos e parabenos que podem agredir suas madeixas.

Vale a pena conferir!

Tipos de cachos: considerações finais

Divirta-se com as possibilidades que seu cabelo cacheado te proporciona” – Marianna Moreno.

Essa reflexão acima se encaixa perfeitamente com este conteúdo, já que reforça a ideia de que é essencial se divertir com seus diferentes tipos de cachos, sem contar as inúmeras possibilidades que você pode aproveitar! 

E nós sabemos o quanto esse tipo de cabelo pede cuidados especiais, e para te ajudarmos ainda mais nessa missão, veja abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.