Umectação capilar: o que é, benefícios e como fazer em 2 passos simples!

umectacao-capilar

A umectação capilar é um procedimento pouco explorado e conhecido pela maioria das mulheres, mas totalmente benéfico para a saúde dos fios de qualquer tipo de cabelo. 

É um fato que ao realizar esse tipo de procedimento, seu cabelo pode se transformar da água para o vinho, mas poucas sabem como fazer a umectação capilar do jeito certo, e muito menos para que serve.

Sabe aquela hidratação capilar que você fez e quase não notou diferença no antes e depois? Isso ocorre quando o fio está muito ressecado, e nem sempre somente a hidratação resolve o problema, ou seja, a pessoa tem que recorrer a umectação para o cabelo voltar à vida.

Por isso, elaboramos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a umectação capilar. Então, continue a leitura até o final, visto que ao longo do conteúdo iremos detalhar:

  • o que é umectação capilar?
  • para que serve a umectação capilar?
  • benefícios da umectação capilar
  • como fazer umectação capilar em 2 passos!

Preparado? Então, vamos lá!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento de hidratação realizado à base de óleo vegetal que tem como principal objetivo nutrir os fios ressecados, e trazer de volta o brilho natural de suas madeixas.

Esse tipo de tratamento é indicado para qualquer tipo de cabelo que esteja ressecado e sem vida, independente se for liso, cacheado, ondulado ou crespo. Ele irá repor a oleosidade necessária para recuperar os fios danificados.

Para que serve a umectação capilar?

A umectação capilar serve como uma espécie de complemento à oleosidade natural dos fios, proporcionando mais brilho e leveza para suas madeixas. Inclusive, o nome do procedimento foi dado justamente por remeter a ideia de “umedecer os fios”.

Vale frisar que este tratamento pode ser realizado somente com o óleo específico para a umectação, sem a necessidade de cremes e outros produtos complementares. O que, sem dúvida, facilita a vida de todas nós, não é verdade?

De qualquer forma, a umectação capilar é sempre bem-vinda já que proporciona inúmeros benefícios para seus cabelos, que inclusive listamos no tópico a seguir.

Benefícios da umectação capilar

A umectação capilar oferece inúmeras vantagens para qualquer tipo de cabelo, como já citamos ao longo deste artigo. Mas, para simplificar, separamos apenas os principais benefícios de realizar esse procedimento, confira:

  • diminuição do frizz;
  • madeixas mais brilhantes e vivas;
  • toque mais suave;
  • combate as pontas duplas;
  • reduz a quebra dos fios;
  • elimina a formação de nós nos cabelos;
  • combate ao ressecamento;
  • fortalece a fibra capilar;
  • entre outros.

A lista continua, mas temos certeza que se você está procurando saber mais sobre esse assunto, somente com os benefícios que citamos você já se convenceu de que precisa fazer a umectação, não é verdade?

Mas afinal, como fazer umectação capilar? Bom, é exatamente isso que veremos no próximo tópico.

Como fazer umectação capilar em 2 passos!

Existem várias formas de como fazer a umectação capilar, mas listamos os 2 passos básicos que você precisa se atentar antes de dar início ao tratamento, sendo eles:

  • escolha do óleo vegetal;
  • escolha da forma que irá realizar a umectação (diária ou noturna).

Escolha do óleo vegetal

Como já citamos, para realizar uma boa umectação capilar é importante contar com óleos 100% vegetais. No mercado existem alguns tipos que você pode escolher de acordo com a sua preferência:

  • óleo de rícino;
  • óleo de coco;
  • óleo de argan;
  • óleo de manga;
  • óleo de girassol.

Qualquer um dos óleos acima são indicados para fazer uma boa umectação e deixar seus cabelos com vida novamente.

Agora, se você pretende ter um resultado ainda mais profissional, com efeito de salão, utilize o Night Serum para realizar esse tratamento. 

Night Serum 8h Nutritive Night Spa Jacques Janine Professionnel

O Night Serum 8h é um tratamento noturno para cabelos fragilizados, com pontas duplas e ressecados.

Ele atua durante o sono, condicionando intensamente os fios, dando brilho e maciez. Com textura leve e agradável, ele não pesa nos fios e não deixa aspecto oleoso. Rico em manteiga de karité, um excelente emoliente com propriedades antioxidantes.

Escolha da forma que irá realizar a umectação capilar (normal ou noturna)

Após a escolha do produto, chegou a hora de decidir qual a maneira que irá realizar a umectação.

Caso você não tenha muito tempo, pode optar por realizar a umectação noturna, ou seja, deixe o produto agindo enquanto está dormindo e se preocupar em finalizar apenas no outro dia. Para entender melhor confira o passo a passo abaixo:

Umectação capilar noturna

1º passo: pegue o óleo vegetal, ou o Night Serum, e aplique mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando de forma bem suave o couro cabeludo;

2º passo: em seguida, tire o excesso do óleo com uma toalha e coloque uma touca de banho – não pode ser térmica – ou até mesmo uma camiseta. Durma com o produto na cabeça, pois ele irá agir ao longo da noite;

3º passo: logo de manhã, enxágue os cabelos com água morna ou fria, e lave duas vezes com o shampoo de sua preferência. Depois, aplique um pouco de condicionador nas pontas;

4º passo: após o enxágue, retire o excesso de água dos fios, e finalize com os produtos ideais para hidratar ainda mais seus fios e finalizar seu cabelo com chave de ouro. 

Umectação capilar normal

A maneira padrão de realizar esse tratamento consiste nos passos abaixo:

1º passo: antes de lavar seu cabelo, aplique o óleo vegetal, ou o Night Serum, mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo;

2º passo: deixe o produto agir por volta de 30 minutos;

3º passo: após o tempo de ação, lave os cabelos com uma linha de tratamento de qualidade para proporcionar mais brilho a suas madeixas.

Considerações finais…

Agora que você já sabe tudo sobre umectação capilar, queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe nos comentários se ele te ajudou de alguma forma. Afinal, seu feedback é muito importante para nós!

Além disso, veja abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista de espera Avisaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.